Arquitetura de Dublin: Entenda porque as portas são coloridas

Tags: dicas irlanda

30/11/2022

A arquitetura de Dublin e suas portas coloridas são cartões postais da cidade, além, é claro, de despertar a curiosidade de milhares de intercambistas. E, afinal, você sabe o segredo por trás disso?

 

Vem descobrir!

 

Segundo a lenda irlandesa, quando o príncipe Albert faleceu, em 1861, a ordem da Rainha Vitória foi para que todos colocassem bandeiras pretas nas fachadas de suas casas em sinal de luto.

 

Entretanto, um irlândes decidiu contrariar a ordem. Revoltado, fez o oposto. Pintou as portas de Dublin durante a noite e no dia seguinte elas estavam coloridas. Todos adoraram a ideia, que virou moda na Irlanda. E hoje, são um dos principais atrativos da cidade.

 

Inclusive, as portas coloridas se tornaram patrimônio cultural e ninguém pode alterar a cor sem autorização.

 

A outra face da arquitetura de Dublin

 

Um ponto importante e pouco mencionado, é que as portas também representam o estilo Georgiano, presente na arquitetura da Inglaterra e Irlanda – quando pertencia ao Reino Unido – durante os anos de 1714 e 1830.

 

Durante alguns anos, Dublin foi uma cidade medieval. O primeiro movimento de adaptação ao estilo Georgiano aconteceu durante o reinado de Charles II. Enquanto a arquitetura de George estava em alta na Inglaterra, a Irlanda passou por um período de crescimento e expansão.

 

Várias ruas foram destruídas para serem refeitas. As típicas casas Georgianas Irlandesas foram construídas em fileiras, geralmente com quatro ou cinco andares. Suas fachadas eram simples e ordenadas. Dentre outros detalhes que você pode ver com seus próprios olhos durante seu intercâmbio, principalmente ao conhecer a Casa número 29  (House Number 29) da Fitzwilliam Street.



Por que fazer intercâmbio em Dublin?

 

A cidade de Dublin é uma das mais procuradas por intercambistas, inclusive, brasileiros. Esse é um destino que abre portas para novas experiências, acolhe e tem grandes oportunidades de emprego. 

 

Outro motivo, é que Dublin facilita a visita em outros países. Por fazer parte da União Europeia, é muito fácil viajar para outros países com seu visto de intercâmbio. 

 

E, diferente dos Estados Unidos, Austrália e Canadá, o visto de estudante pode ser retirado na GARDA de Dublin, você só precisa apresentar os documentos necessários, explicamos como fazer isso, na prática, em nosso artigo: Visto de Intercâmbio: tudo o que você precisa saber.

 

Agora, a pergunta é: você está pronto para conhecer Dublin e viver a melhor experiência de intercâmbio?

 

Se a resposta é sim, clique aqui e comece a planejar o seu intercâmbio hoje mesmo. A nossa equipe está à disposição para te ajudar e, inclusive, eles sabem direitinho como guiar você, porque também já realizaram o sonho de conhecer o mundo.

 

 


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade